CONFIRA AS PROMOÕES DO DIA:

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Japão exibe robô humanoide que expressa até sete emoções

Kobian foi criado por um grupo de cientistas da Universidade Waseda, em Tóquio.

Kobian, um robô humanoide apresentado na Universidade Waseda, em Tóquio, pode expressar sete emoções programadas usando todo o seu corpo, incluindo expressões faciais. Na imagem, ele mostra-se surpreso.

Usando o corpo e o rosto, Kobian expressa sentimentos de repulsa e de tristeza. Fotos: AP/Shizuo Kambayashi

O robô humanóide foi criado por cientistas da universidade liderados pelo professor Atsuo Takanashi. Na foto, ele mostra estar feliz.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Robô Lixeiro

Pesquisadores da universidade de Sant'Anna, na Itália, desenvolveram o Dustbot, um robô que coleta lixo e pode ser chamado a qualquer hora.

Basta ligar ou mandar uma mensagem de texto para um centro de operações, e o robô é mandado para o endereço do cliente na hora desejada.

O robô vem com um sistema de navegação GPS para guiá-lo e sensores para não chocar-se com as pessoas e para que não seja vandalizado.

"Nas ruas estreitas, o caminhão normal de lixo não consegue passar, então tivemos a idéia de criar um veículo menor e que fosse amigável com as pessoas," diz Barbara Mazzolai, da universidade de Sant'Anna.

Este é somente um protótipo. Mas os criadores dizem que já há interesse de autoridades locais e governos de vários países.

Para ver o vídeo clique aqui

Professora Robô


Alunos da Escola Primária Kudan, em Tóquio, no Japão, foram os primeiros do país a assistirem a uma aula com Saya, uma professora-robô.

A experiência faz parte de uma iniciativa para promover o ensino de tecnologia para crianças, especialmente no interior do Japão.

Saya foi desenvolvida por engenheiros mecânicos da Universidade de Ciências de Tóquio.

Para asssitir o vídeo clique aqui